Ir paa conteúdo

1ª Reunião Ordinária tem grande volume de indicações e requerimentos, além de eleição de comissões permanentes


22/01/2025 | Confira como foi a reunião

A 1ª Reunião Ordinária do Primeiro Período da Sessão Legislativa de 2025 da Câmara Municipal de Alfenas ocorreu no dia 20 de janeiro, com presença de um grande público.

Todos os Vereadores (a) apresentaram Indicações ao Executivo Municipal, com um total de 32 indicações para diversos setores da Prefeitura.

 

Requerimentos

- De autoria do Vereador José Batista Neto, o Requerimento nº 01/2025 solicitou ao Prefeito que envie a esta Casa Legislativa a relação de todos os imóveis locados pelo município de Alfenas, respectivos endereços, valores mensais das locações, órgãos e/ou departamentos que funcionam naqueles locais.

 

- O Requerimento nº 02/2025, de autoria conjunta da Vereadora Maria Idalina da Silva e do Vereador Gilmar Costa da Silva, solicita informações relacionadas ao Centro de Distribuição de Medicamentos - CDM, diante das constantes reclamações relacionadas à falta de medicamentos.

 

- Requerimento nº 03/2025, de autoria do Vereador Thalles Silva Gomes, solicita diversas informações à Secretaria Municipal de Saúde, relacionadas ao Programa de Saúde da Família (PSF) no município de Alfenas.

 

- De autoria do Vereador Ednilson Francisco Neto, o Requerimento nº 04/2025 pede ao Prefeito Municipal que encaminhe informações a esta Casa Legislativa, referentes à obra localizada à Rua João de Souza Sobrinho, nº 170, ao lado do Ginásio Poliesportivo.

 

- Requerimento nº 05/2025, de autoria do Vereador Pedro Alencar Azevedo (Pedrinho MinasAcontece) apresenta sugestões de melhorias para Velório e Cemitérios municipais, considerando a importância do Velório Municipal e dos cemitérios da cidade como espaços de respeito e memória aos entes queridos; e considerando as demandas e reclamações recebidas de munícipes sobre a necessidade de melhorias nesses locais.

 

- Requerimento nº 06/2025, de autoria do Presidente Matheus Paccini Pereira solicitou que verifique algumas informações junto ao setor competente, para que, posteriormente, seja encaminhada resposta a esta Casa de Leis, com relação ao cumprimento da Lei Municipal nº 5.129, de 22 de fevereiro de 2022, que “Institui a obrigatoriedade das disciplinas de Sociologia e Filosofia no Ensino Fundamental, incluindo a Educação de Jovens e Adultos - EJA, e a realização de Olimpíada Municipal de Sociologia e Filosofia e dá outras providências”.

 

Moções

- Moção de Congratulações e Aplausos, subscrita pelo Vereador Pedro Alencar Azevedo (Pedrinho MinasAcontece), aos Policiais Civis da Delegacia Regional de Polícia Civil de Alfenas/MG, pelos relevantes serviços prestados à sociedade alfenense e regional, em especial pela atuação na megaoperação realizada no dia 12 de outubro de 2024, na cidade de Paraguaçu/MG.

 

- Moção de Pesar, subscrita pelo Vereador Gilmar Costa da Silva, à família da Senhora Lourdes Maximiano, em virtude do seu falecimento, ocorrido em 14/01/2025.

 

- Moção de Congratulações e Aplausos, subscrita pelo Vereador Matheus Paccini Pereira, aos professores (as) de Educação Física, integradores (as), agentes operacionais, ADHs e bolsistas atuantes no Programa Cidade Escola vinculados à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Alfenas.

 

Eleição das Comissões Permanentes

Ao final da reunião os Vereadores e Vereadora elegeram as Comissões Permanentes estabelecidas pelo Regimento Interno da Casa. A eleição foi feita pelo processo nominal, em ordem alfabética e com apresentação do voto verbal.

Todos os membros das Comissões foram eleitos de maneira unanime e os cargos foram definidos entre eles ao final da composição de todas as comissões. As Comissões ficaram assim definidas:

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO FINAL:

- Presidente: Braz Fernando da Silva (Braz Da Máquina/ REPUBLICANOS)

- Secretário: Rodolfo Inácio da Freiria (Rodolfo Inácio/ PT)

- Relator: Cirlei José de Carvalho (Cirlei/ PMB)

 

COMISSÃO DE ORÇAMENTO E FINANÇAS PÚBLICAS

- Presidente: José Batista Neto (Zé Batista/ PT)

- Secretário: Evanilson Pereira de Andrade (Ratinho/ PP)

- Relator: Ednilson Francisco Neto (Ednilson/ NOVO)

 

COMISSÃO DE OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS

- Presidente: Thalles Silva Gomes (Thalles Gomes/ PSDB)

- Secretário: Gilmar Costa da Silva (Gilmar Costa/ PL)

- Relatora: Maria Idalina da Silva (Idalina Do Santa Rita/ PL)